Conhecimento dos pescadores artesanais sobre a composição da dieta dos pacus (Characiformes: Serrasalmidae) na Floresta Nacional do Amapá, rio Araguari, Amapá, Brasil

Autores

  • Aldilene Lobato dos Santos Universidade do Estado do Amapá
  • Fabiana Calacina da Cunha Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos
  • Maria Gercilia Mota Soares Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia
  • Luiza Prestes de Souza Universidade do Estado do Amapá
  • Alexandro Cezar Florentino Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n2p101

Resumo

O conhecimento ecológico tradicional (CET) dos pescadores é uma ferramenta importante para obtenção de informações ecológicas sobre o ambiente que vem sendo cada vez mais utilizada na conservação dos recursos naturais. Nesse contexto, o referido trabalho descreve o CET do pescador sobre a composição da dieta e local de pesca dos pacus (Characiformes: Serrasalmidae) Myloplus sp., Myloplus asterias, Myloplus ternetzi, Tometes trilobatus, Prosomyleus rhomboidalis e Mylesinus paraschomburgkii na Floresta Nacional do Amapá (FLONA-AP). Para a coleta das informações, foram realizadas entrevistas semiestruturadas (n=20 pescadores) e turnê-guiada. Segundo os pescadores, os pacus se alimentam de frutos/sementes, fragmentos vegetais, insetos e perifíton. No inverno, consomem frutos/sementes e fragmento de vegetais. No verão, além de frutos/sementes e fragmentos de vegetais, foi observada presença de perifíton e insetos. Comparando-se as informações dos pescadores com a literatura científica, observam-se similaridades para o período de inverno. Mas, no verão, os pescadores relatam a ingestão de perifíton e invertebrados não mencionados na literatura. Os locais de pesca são caracterizados como sazonais: no inverno a pesca ocorre nos varjões e, no verão, nas pedreiras e calha principal do rio. Os pescadores possuem um conhecimento detalhado sobre a alimentação dos pacus e o grau de refinamento do conhecimento é fundamental para a conservação na FLONA-AP.

Biografia do Autor

Aldilene Lobato dos Santos, Universidade do Estado do Amapá

 Possui graduação em Engenharia de Pesca pela Universidade do Estado do Amapá (2013). Tem experiência na área de Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca , com ênfase em Recursos Pesqueiros de Águas Interiores.

Fabiana Calacina da Cunha, Universidade Federal do Amazonas, Programa de Pós-graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos

Mestre em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2011). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Pesqueiras nos Trópicos, Universidade Federal do Amazonas. Desenvolve pesquisas na área ecologia humana, etnoconhecimento, uso e conservação do recurso pesqueiro. 

Maria Gercilia Mota Soares, Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Ceará (1973) , mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1978) e doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (1993) . Atualmente é Pesquisadora Titular III do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas, Pesquisadora/ Coordenadora da Universidade Federal do Amazonas e Membro de corpo editorial da Hiléia (UEA). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de áreas alagáveis. Atuando principalmente nos seguintes temas: Lagos de várzea, Hipoxia, Comunidades de peixes.

Luiza Prestes de Souza, Universidade do Estado do Amapá

Engenheira de Pesca formada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), com Mestrado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (BADPI/INPA). Atualmente é docente na Universidade Estadual do Amapá no colegiado de Engenharia de Pesca. Tem experiência na área de ecologia de peixes, com ênfase em dinâmica de populações de peixes.

Alexandro Cezar Florentino, Universidade Federal do Amapá

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004), mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007) e doutorado em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2012). Atualmente é professor adjunto nível 1 da Universidade Federal do Amapá. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Ictiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: peixes, riachos, morfometria, variação geográfica e recursos pesqueiros.

Downloads

Publicado

2016-05-11

Edição

Seção

Artigos