Fitotoxicidade de extratos etanólicos de frutos e folhas de Banisteriopsis oxyclada (A. Juss.) B. Gates sobre o crescimento de plantas daninhas
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n1p1Resumo
O objetivo deste estudo foi avaliar o efeito do extrato etanólico de folhas e frutos de Banisteriopsis oxyclada sobre o crescimento de plântulas de amendoim-bravo e capim-arroz. O extrato bruto etanólico foi preparado na proporção de 100 g de material vegetal seco para 500 mL de etanol. A partir deste, os extratos foram solubilizados em solução tampão e dimetil sulfóxido (DMSO), nas concentrações 10,0; 7,5; 5,0 e 2,5 mg/mL. Foi avaliado o crescimento do sistema radicular, da parte aérea e das células do metaxilema radicular das plântulas. Os extratos etanólicos de folhas e frutos de B. oxyclada exerceram atividade inibitória no crescimento radicular de plântulas de capim-arroz e amendoim-bravo, com efeito dependente da concentração. Foi observada redução no crescimento da parte aérea apenas nas plântulas de amendoim-bravo. A redução no crescimento radicular das plântulas de amendoim-bravo pode estar relacionada à diminuição no alongamento das células do metaxilema. Banisteriopsis oxyclada apresenta propriedades itotóxicas e pode ser considerada uma alternativa no controle das plantas daninhas estudadas, com base em produtos naturais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY