Desenvolvimento da locomoção após injúria medular em pequenos animais – Revisão da literatura
DOI:
https://doi.org/10.5007/2175-7925.2016v29n2p1Resumo
A injúria da medula espinhal ocorre comumente em cães e gatos e resulta em déficits neurológicos graves, podendo causar incapacidade sensitiva e motora permanente. Em pacientes com prognóstico reservado a ruim, faz-se uso dos recursos e tratamentos complementares na tentativa de desenvolver deambulação involuntária e incoordenada, que se aproxima à marcha normal, chamada comumente de andar medular ou caminhar reflexo. Sob condições experimentais, é relatado na literatura o retorno de um caminhar rítmico após completa transecção da medula espinhal. Em medicina veterinária, o papel do desenvolvimento da marcha reflexa é de extrema importância em relação à qualidade de vida dos pacientes afetados, sua independência e tranquilidade dos proprietários. O presente trabalho objetiva revisão de literatura a respeito do desenvolvimento do andar medular após injúria medular em pequenos animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Esta obra foi licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional - CC BY