A cobra-cipó Imantodes cenchoa (Linnaeus, 1758) em Minas Gerais, sudeste do Brasil

Authors

  • Henrique Caldeira Costa Universidade Federal de Viçosa
  • Ana Bárbara Barros Universidade Federal de Viçosa
  • Letícia Ruiz Sueiro Instituto Butantan
  • Renato Neves Feio Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7925.2010v23n4p173

Abstract

A cobra-cipó Imantodes cenchoa possui ampla distribuição, ocorrendo da costa leste do México à Argentina. No Brasil, é registrada da Amazônia ao norte, à Santa Catarina ao sul. No Estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, há apenas dois registros de I. cenchoa na literatura. No presente estudo, foi realizado um levantamento de I. cenchoa provenientes de Minas Gerais, nas principais coleções herpetológicas brasileiras, revelando um total de 13 localidades com registros desta espécie.

Author Biographies

Henrique Caldeira Costa, Universidade Federal de Viçosa

Biólogo e Mestre em Biologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa, tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em taxonomia e distribuição geográfica de Squamata brasileiros. É editor associado do periódico "Check List: Journal of Species Lists and Distribution" e escreve mensalmente a coluna "O nome dos bichos", no website "Ciência Hoje das Crianças".

Ana Bárbara Barros, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Biológicas, com habilitação para Licenciatura Plena e Bacharelado (2006). Especialização em Biologia Animal do Laboratório de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan (2007-2009). Experiência com animais em cativeiro e vida-livre. Atualmente é aluna de mestrado do Programa de Biologia Animal da Universidade Federal de Viçosa-MG. Atuação na área de História Natural e Ecologia com Herpetofauna do Cerrado. Interesse em desenvolver projetos voltados à conservação de espécies, comunidades de Anuros e Squamatas. (CRBIo: 70926/04-D)

Letícia Ruiz Sueiro, Instituto Butantan

É doutoranda do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Biotecnologia: Instituto Butantan, Instituto de Pesquisa Tecnológica e Universidade de São Paulo (IB/IPT/USP) sob orientação da Professora Doutora Selma Maria Almeida-Santos, no Laboratório Especial de Ecologia e Evolução do Instituto Butantan. Possui graduação em Ciências Biológicas Habilitação: Licenciatura Plena e Bacharelado pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), e especialização em Gerenciamento Ambiental pela Universidade de São Paulo - ESALQ e aprimoramento profissional do Instituto Butantan no programa Herpetologia Aplicada à Saúde Pública. Atua na área de Herpetologia com ênfase em comportamento e reprodução de Crotalus durissus e Epidemiologia dos Acidentes Ofídicos.

Renato Neves Feio, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1983), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é Professor Adjunto DE da Universidade Federal de Viçosa. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Sistemática, Taxonomia e História Natural de Anfíbios e Répteis (Herpetologia), atuando principalmente nos seguintes temas: Amphibia, Reptilia, Minas Gerais, Brasil, Taxonomia, História Natural e Conservação.

Published

2010-01-01

Issue

Section

Short Communication