<b>Memória, informação, utopia e ficção-científica: construindo o conceito de memória do futuro</b><br>

Autores

  • Leila Beatriz Ribeiro Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Carmen Irene Correia Oliveira Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro
  • Valéria Cristina Lopes Wilke Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2010v11n98p146

Resumo

Propõe o desenvolvimento do conceito de memória de futuro a partir das relações entre memória, informação e ficção-científica. Apresenta a questão da utopia e distopia como centrais na construção do conceito que está sendo proposto. A percepção da memória como uma narrativa coloca os filmes de ficção-científica como propícios à análise, pois neles diferentes códigos estão inscritos, implícitos em um trabalho ou processo de significação. Analisa dez produções fílmicas e estabelece três eixos a partir dos quais se estrutura a memória projetiva de futuro a partir de questões do presente: vitória sobre sistemas totalitários; ciência celebrada ou negativizada; angústias humanas socialmente contextualizadas.

Biografia do Autor

Leila Beatriz Ribeiro, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Profa. Dra. Adjunto III do Departamento de Processos Ténico-Documentais. Atua com pesquisas na área de memória, coleções, imagem e patrimônio.

Carmen Irene Correia Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Profa. Dra. Adjunto I do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais. Atua com pesquisas na área de memória, comunicação científica e ciência.

Valéria Cristina Lopes Wilke, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Profa. Dra. Adjunto I do Departamento de Filosofia e Ciências Sociais. Atua com pesquisas na área de políticas e informação, educação científica e imagem.

Downloads

Publicado

2010-05-24

Edição

Seção

Artigos