<b>Missão a Moscou: Hollywood e cinema de propaganda americano durante a segunda guerra mundial</b><br>

Autores

  • Michael McDonald Hall Universidade Estadual de Campinas
  • Michelly Cristina da Silva Universidade de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2010v11n98p262

Resumo

 

O estudo de questões ligadas à cultura, à sociedade e à política utilizando como fontes primárias mídias visuais, entre elas o cinema, é uma metodologia há algum tempo difundida e aceita como possível por grande maioria dos historiadores. Neste artigo, tentamos descrever como a partir da escolha e da crítica de um filme produzido por Hollywood durante a Segunda Guerra Mundial pode-se chegar a uma série de detalhes sobre a sociedade que permitiu e fomentou sua veiculação. A produção de um filme como Missão a Moscou (Mission to Moscow, Michael Curtiz, 1943), classificado como pró-soviético em sua essência e reivindicador de uma verdade esclarecedora nos indicam que política e entretenimento podem se unir para projetar no cinema certas idéias e imagens a fim de (re)criar um estereótipo, seja ele de pessoas, países ou regimes.

 

Biografia do Autor

Michael McDonald Hall, Universidade Estadual de Campinas

 

Possui graduação em História pela Stanford University (1963) , mestrado em History pela Columbia University (1965) e doutorado em History pela Columbia University (1969) . Atualmente é Professor MS-4 da Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de História. Atuando principalmente nos seguintes temas: Imigração.

 

Michelly Cristina da Silva, Universidade de Campinas

 

Bacharel em História (dezembro/2009) pela Universidade Estadual de Campinas. Bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq. Desenvolve pesquisa nas áreas de Cinema e História e tem como objeto de estudo o cinema norte-americano durante as décadas de 40 e 50.

 

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Publicado

2010-05-24

Edição

Seção

Artigos