<b>Luto e melancolia em Anti-Cristo: um olhar clínico sobre as confissões do realizador</b><br>

Autores

  • Maria Virginia Filomena Cremasco Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Iara Pichioni Thielen Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2010v11n98p32

Resumo

Este artigo se propõe a realizar um diálogo entre o cinema e a psicanálise sobre os temas do luto e da melancolia. O filme Anti-Cristo (2009) de Vars Von Trier e seus depoimentos sobre a depressão que vivenciou antes de sua realização são os materiais ilustrativos que servem de suporte para a realização de uma leitura clínica que focaliza as diversas facetas do sofrimento humano no luto e na melancolia. Elementos simbólicos do filme se entrelaçam com a subjetividade de seu realizador construindo um diálogo interdisciplinar que aborda o trauma do sofrimento psíquico do luto para a psicanálise em suas interfaces de realidade e ficção.

Biografia do Autor

Maria Virginia Filomena Cremasco, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1991), Aperfeiçoamento (CNPq) em sexualidade feminina (1992) e sexualidade masculina (1993) pela Universidade de São Paulo, Mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996), Doutorado em Ciências Médicas pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Pós-doutorado pela Université Denis Diderot - Paris VII (2010). Atualmente é Professora Adjunta III do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná e membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental.

Iara Pichioni Thielen, Universidade Federal do Paraná

Psicóloga, Doutora em Ciências Humanas (UFSC-2002), Professora do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná, Coordenadora do Núcleo de Psicologia do Trânsito da UFPR.

Downloads

Publicado

2010-05-24

Edição

Seção

Artigos