Imagem e conhecimento o uso de recursos didáticos visuais nas aulas de Sociologia

Autores

  • Lisandro Lucas de Lima Moura

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2011v12n100p159

Resumo

O trabalho busca compreender a utilização de recursos didáticos visuais (fotografias, vídeos, filmes, documentários, pinturas etc.) nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. O objetivo é saber de que modo esses instrumentos podem contribuir para a compreensão da sociedade, e em que medida essa compreensão está baseada no pensamento crítico, uma das finalidades da Sociologia na escola. Através de entrevistas com professores(as) de Sociologia de escolas de nível médio do Brasil, observamos a dificuldade dos(as) professores(as) em desenvolver uma reflexão mais consistente do ponto de vista metodológico e sociológico, de modo a possibilitar a construção do conhecimento através das imagens, para além da simples transmissão de conteúdos e temas curriculares. O conhecimento produzido pelo campo da Sociologia Visual pode vir a enriquecer a experiência pedagógica dos(as) professores(as) e possibilitar o exercício da imaginação mediante a educação do olhar.

Biografia do Autor

Lisandro Lucas de Lima Moura

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul-Campus Bagé).

Downloads

Publicado

2011-07-26

Edição

Seção

Artigos