Imagem e conhecimento o uso de recursos didáticos visuais nas aulas de Sociologia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8951.2011v12n100p159Resumen
O trabalho busca compreender a utilização de recursos didáticos visuais (fotografias, vídeos, filmes, documentários, pinturas etc.) nas aulas de Sociologia no Ensino Médio. O objetivo é saber de que modo esses instrumentos podem contribuir para a compreensão da sociedade, e em que medida essa compreensão está baseada no pensamento crítico, uma das finalidades da Sociologia na escola. Através de entrevistas com professores(as) de Sociologia de escolas de nível médio do Brasil, observamos a dificuldade dos(as) professores(as) em desenvolver uma reflexão mais consistente do ponto de vista metodológico e sociológico, de modo a possibilitar a construção do conhecimento através das imagens, para além da simples transmissão de conteúdos e temas curriculares. O conhecimento produzido pelo campo da Sociologia Visual pode vir a enriquecer a experiência pedagógica dos(as) professores(as) e possibilitar o exercício da imaginação mediante a educação do olhar.
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