Hipermobilidade estética e dispositivos de controle de circulação: o desejo de ser notado e encontrado na internet

Autores

  • Cristian Caê Seemann Stassun UFSC
  • Selvino José Assmann Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2012v13n102p153

Resumo

Este artigo problematiza a forma com que os sujeitos que possuem acesso à internet pelo computador ou por meio de dispositivos móveis socializam suas informações pessoais, fotos e, recentemente, códigos de localização remota. Exploramos o uso dessas tecnologias tentando entender como os usuários fazem de suas vidas uma estetização de personagens através de uma espetacularização da intimidade pela internet. Essa exposição sensível faz com que os deslocamentos pela web figurem uma hipermobilidade sem fronteiras que estreitam as noções de espaço-tempo, com relações instantâneas e de alcance global. Em contato com o sujeito, estratégias de marketing balizam dispositivos de controle de circulação, ferramentas de redes sociais e resultam em um desejo de ser notado e encontrado no ciberespaço.

Biografia do Autor

Cristian Caê Seemann Stassun, UFSC

Psicólogo, Especialista em Psicologia Clínica, Mestre em Psicologia, Doutorando Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC

Selvino José Assmann, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Professor Doutor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas.

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Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigos