A Identidade Docente Face às Novas Tecnologias

Autores

  • Catia Batista Reis Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
  • Hilton Azevedo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2012v13n102p178

Resumo

Com a chegada iminente da TV Digital na escola brasileira, a pesquisa investigou a percepção dos docentes sobre a possibilidade de produzir objetos educacionais para essa mídia dentro da escola. 50 respondentes entre professores regentes, professores que já produzem material didático e futuros pedagogos, participaram da pesquisa por meio de entrevistas e questionários. Os resultados mostram que, em média, 80% dos entrevistados percebem a televisão digital como um grande repositório de conteúdos. Embora possuam habilidades para utilizar diferentes mídias, aparatos tecnológicos, ferramentas de comunicação e interação social, a possibilidade de produzir conteúdos didáticos audiovisuais, ainda não é claramente percebida como importante pela maioria dos respondentes. Essa percepção tem impacto direto nas possibilidades de oferta de recursos e atividades que podem congregar alunos em atividades  de aprendizagem. A partir dos dados, chegou-se a quatro categorias de análise, que podem contribuir para a capacitação docente audiovisual.

Biografia do Autor

Catia Batista Reis, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Cátia Reis é roteirista, graduada em Comunicação Social, técnica em roterização audiovisual, aluna no Programa de Mestrado em Tecnologia da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGTE/UTFPR), Brasil e bolsista CAPES no projeto RHDTV.

Hilton Azevedo, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Hilton de Azevedo é graduado em Engenharia Elétrica, especialista em Informática e Educação, doutor em Ciência da Computação e professor pesquisador no PPGTE/UTFPR.

Downloads

Publicado

2012-08-01

Edição

Seção

Artigos