O cinema de Frank Capra e a tradição romântica

Autores

  • Leonardo de Atayde Pereira Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2014v15n106p48

Resumo

Os filmes de Frank Capra, principalmente aqueles produzidos nas décadas de 1930 e 1940, mais do que mero entretenimento para as massas, conseguiram traduzir uma série de temas importantes para o ideário norte-americano, como o de self made man, e da importância da integração do indivíduo frente ao coletivo. Dessa forma, Capra assumiu um papel de destaque diante da política do New Deal, de Franklin Delano Roosevelt, e seu cinema ganhou a missão de atuar como instrumento de propaganda política. Frank Capra conseguiu dialogar, mesmo que indiretamente, com uma longa tradição intelectual norte-americana, que pensou os problemas da nação a partir de uma ótica social e está integrada a uma visão de mundo romântica. Dentre a produção de Capra, o famoso “It´s a wonderful life” (“A Felicidade não se Compra”) é um dos que mais oferece possibilidades comparativas com temas oriundos da tradição transcendentalista e do realismo “poético” de John Steinbeck.  

Biografia do Autor

Leonardo de Atayde Pereira, Universidade de São Paulo

Bacharelado e Licenciatura em História pela Universidade de São Paulo. Mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo. Doutorando em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pelo Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo.

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Publicado

2014-07-04

Edição

Seção

Artigos