O cinema de Frank Capra e a tradição romântica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8951.2014v15n106p48Resumo
Os filmes de Frank Capra, principalmente aqueles produzidos nas décadas de 1930 e 1940, mais do que mero entretenimento para as massas, conseguiram traduzir uma série de temas importantes para o ideário norte-americano, como o de self made man, e da importância da integração do indivíduo frente ao coletivo. Dessa forma, Capra assumiu um papel de destaque diante da política do New Deal, de Franklin Delano Roosevelt, e seu cinema ganhou a missão de atuar como instrumento de propaganda política. Frank Capra conseguiu dialogar, mesmo que indiretamente, com uma longa tradição intelectual norte-americana, que pensou os problemas da nação a partir de uma ótica social e está integrada a uma visão de mundo romântica. Dentre a produção de Capra, o famoso “It´s a wonderful life” (“A Felicidade não se Compra”) é um dos que mais oferece possibilidades comparativas com temas oriundos da tradição transcendentalista e do realismo “poético” de John Steinbeck.
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