Comunicação científica em saúde no Brasil: revisão de literatura

Autores

  • Maria Fátima Martinelli Universidade Federal da Bahia
  • Carmen Fontes Teixeira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2014v15n106p91

Resumo

Este trabalho trata do surgimento da comunicação científica em saúde no Brasil e dos primeiros periódicos científicos publicados no país, no século XIX. A metodologia utilizada foi a revisão exploratória de literatura, que implicou na busca sistemática de artigos científicos registrados na SciELO, sendo encontrados 49 trabalhos, no período de 1998 a 2012. Das principais questões abordadas, destaca-se a utilização de recursos eletrônicos para a difusão do conhecimento científico. Dos resumos analisados, foram selecionados os artigos que abordavam aspectos históricos, e traziam informações sobre o surgimento e sobre o desenvolvimento da comunicação científica, no Brasil, no século XIX. Os resultados confirmam que o periódico científico é o veículo de comunicação para a área da saúde que mais contribui para o avanço da ciência. Destaca-se a importância da Gazeta Médica da Bahia, como um periódico que participou do início da construção da comunicação científica no país e permanece com publicação regular até 2012.

Biografia do Autor

Maria Fátima Martinelli, Universidade Federal da Bahia

Bibliotecária documentalista pela UFBA, Pós-graduada em Administração pela UFBA. Mestranda UFBA/IHAC. Área de concentração: Cultura e bases conceituais e históricas da Universidade, Linha de Pesquisa: Estudos interdisciplinares sobre a Universidade. Trabalha atualmente na Biblioteca Universitária de Saúde na UFBA.

Carmen Fontes Teixeira, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Saúde Pública, UFBA. Professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Universidade do IHAC-UFBA  e do programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva- ISC-UFBA.

Downloads

Publicado

2014-07-15

Edição

Seção

Artigos