A implantação da usina hidrelétrica do Baixo Iguaçu: uma análise a partir dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade

Autores

  • Catiane Matiello Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Gilson Leandro Queluz Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2015v16n109p2

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar a implantação da usina hidrelétrica do Baixo Iguaçu, no Paraná, observando o conflito entre atingidos e empreendedores sob o marco teórico dos estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade. A metodologia consiste na análise de documentos como EIA/RIMA, atas de reuniões, matérias jornalísticas, pronunciamentos de parlamentares e de depoimentos e notas em caderno de campo, elaborados através da participação em reuniões entre o Consórcio Geração Céu Azul e a comissão de atingidos. Considerando o processo de implantação de barragens como uma arena política, a partir da identificação das principais controvérsias entre os grupos em disputa, procurou-se compreender de que forma elementos fundamentais do projeto validam um determinado código técnico, conforme o conceito descrito por A. Feenberg. Foi observado que os argumentos empregados pelos grupos se alinham a determinadas frentes de interesses, articulando representações de tecnologia em padrões de legitimação sobre a implantação da hidrelétrica.

Biografia do Autor

Catiane Matiello, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduada em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutoranda em Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologia, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

Gilson Leandro Queluz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Pós-Doutor em Política Científica e Tecnológica pelo Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), da Unicamp e professor da UTFPR no Departamento de Estudos Sociais e no PPGTE.

Downloads

Publicado

2017-04-25

Edição

Seção

Artigos