O Lúdico e a Contação de Histórias na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-9851.2009v10n97p228Resumo
As pesquisas de Lev Vygotski trouxeram relevantes conhecimentos para a utilização da ludicidade no processo de ensino, concluindo que por meio dos jogos há a fantasia e a imaginação, forma pela qual a criança se apropria de seu próprio lugar social, bem como aquele das pessoas que a rodeiam. O presente artigo apresenta os resultados vivenciados no Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica, que teve como objetivo levar atividades lúdicas, brincadeiras e contação de histórias como uma estratégia de ensino-aprendizagem em sala de aula durante uma semana, para crianças de cinco anos do Jardim II na Educação Infantil do Centro Infantil Nossa Senhora das Graças, situada na cidade de Itajai/SC. A análise se pautou por diversos autores como Craidy&Kaercher (2001), Kraemer (2002), Oliveira (2002), Abramovich (1995) entre outros. Os resultados alcançados demonstraram que além de sentir e ver estampado nos rostinhos das crianças a felicidade pela vivência de momentos inesquecíveis, o cotidiano no Centro Infantil passou a ter um outro sentido: a reflexão sobre os jogos infantis.
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