Reflexões sobre as condições disciplinares para a formação do conhecimento ambiental

Autores/as

  • Eloisa Beling Loose Doutoranda do Programa Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Lilliam Rosa Prado dos Santos Doutoranda do Programa Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  • Joyde Giacomini Martínez Doutoranda do Programa Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8951.2013v14n104p3

Resumen

Este ensaio é decorrente de um processo reflexivo-analítico de autoras de campos de conhecimento diferentes (Biologia, Comunicação e Geografia) interessadas no processo de interdisciplinaridade com foco na epistemologia do conhecimento ambiental em função do ingresso no Doutorado Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná. Apresenta-se uma tentativa de aproximação das disciplinas de formação em relação ao campo ambiental, tendo-se em mente os limites e possibilidades deste diálogo. Conclui-se que há campos com diferentes aberturas para a interdisciplinaridade, a qual também depende, em especial, da postura dos sujeitos-pesquisadores.

Biografía del autor/a

Eloisa Beling Loose, Doutoranda do Programa Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria, mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutoranda em do Programa Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Integrante do Grupo de Pesquisa de Jornalismo Ambiental (UFRGS) e do Grupo de Comunicação e educação em diversas interfaces com ênfase em meio ambiente (UFPR). Bolsista CNPq com interesse nos estudos de jornalismo e comunicação ambiental, especialmente suas relações com ciência, educação e urbanização.

Lilliam Rosa Prado dos Santos, Doutoranda do Programa Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Graduada em Geografia (USP), Especialista em Análise Ambiental (UFPR), Mestre em Educação (UFPR). Pesquisadora, professora autora e editora de livros didáticos e para formação docente continuada.

Joyde Giacomini Martínez, Doutoranda do Programa Interdisciplinar em Meio Ambiente e Desenvolvimento da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Integra o grupo Interdisciplinar e Interinstitucional de Estudos e Pesquisas sobre Meio Ambiente e Espaço Urbano (GIPMAUR) coordenado pela Professora Dra. Teresinha Maria Gonçalves.

Publicado

2013-08-02

Número

Sección

Artigos