Representações sociais na internet sobre cotas para negros em universidades federais.
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8951.2014v15n106p202Resumen
O presente estudo teve como objetivo investigar as representações sociais das cotas para negros em Universidades Federais, destacadas em comentários na internet, acerca de um artigo difundido online por meio do site de uma revista de circulação nacional. Para este estudo de caráter exploratório e descritivo, foram selecionados para análise 272 comentários, apresentados por indivíduos diferentes, excluindo postagens que não fizessem menção aos conteúdos presentes na reportagem. Eles foram organizados em um único corpus que foi submetido a uma Classificação Hierárquica Descendente (CHD) simples, com o auxílio do programa informático IRAMUTEQ. A CHD reteve 211 textos, 77,29% do total, e dividiu o corpus em quatro classes. Os resultados, presentes nas classes, referem-se às representações sociais de cotas para negros a partir da discussão do mérito, igualdade e aspectos históricos que justifiquem a favorabilidade ou desfavorabilidade do indivíduo referente a esta ação afirmativa.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas. Os nomes e endereços de e-mail neste site serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins. This journal provides open access to all of it content on the principle that making research freely available to the public supports a greater global exchange of knowledge. Such access is associated with increased readership and increased citation of an author's work. For more information on this approach, see the Public Knowledge Project, which has designed this system to improve the scholarly and public quality of research, and which freely distributes the journal system as well as other software to support the open access publishing of scholarly resources. The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons
.