Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Em Debate?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão com todas os itens listados a seguir. Serão devolvidas aos autores as submissões que não estiverem de acordo com as normas.

Envio dos trabalhos

Para o envio de contribuições à revista é necessário que os autores se cadastrem na página da revista antes de submeter um artigo. Após o cadastro, seguir as instruções contidas no item "submissões". Caso já tenha sido cadastrado ou já tenha publicado anteriormente na revista, basta acessar o sistema e seguir os cinco passos contidos em "Itens de Verificação para Submissão".

Atentar para que a identificação de autoria do trabalho tenha sido removida do arquivo e da opção "Propriedades" no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos). Caso o próprio autor seja citado, "Autor" e ano são usados na bibliografia e notas de rodapé, ao invés de Nome do autor, título do documento, etc.

Das colaborações

Cada número de EM DEBATE pode contemplar as seguintes modalidades textuais:

Artigo e Ensaio: até 55.000 caracteres (com espaço e notas de página), aproximadamente vinte laudas;

Resenha: até 15.000 caracteres (com espaço e notas de página), aproximadamente seis laudas;

Demais modalidades (entrevista, tradução e relatório de pesquisa): até 55.000 caracteres (com espaço e notas), aproximadamente vinte laudas;

  1. As colaborações deverão ser inéditas.
  2. As colaborações para análise deverão ser, obrigatoriamente, remetidas por meio da plataforma SEER.
  3. As colaborações recebidas serão submetidas à apreciação de, pelo menos, dois avaliadores, dentro de suas especialidades.
  4. Todas as colaborações submetidas terão o resultado das avaliações e a decisão editorial comunicadas aos autores via correio eletrônico, preservado o anonimato dos pares avaliadores.
  5. Quando houver a necessidade de alterações referentes apenas a aspectos gramaticais, ortográficos e de ordem normativa, com vistas a manter a homogeneidade da publicação, os editores se reservam o direito de fazer as modificações necessárias, respeitando o estilo do autor. Nos demais casos, o autor reformulará o texto conforme o que for solicitado pelos pareceres e/ou editores.
  6. As resenhas submetidas devem versar a respeito de livros publicados recentemente. No caso de editoras nacionais, consideram-se recentes livros publicados há, no máximo, dois anos anteriores ao ano em curso. No caso de editoras estrangeiras, livros publicados há, no máximo, quatro anos anteriores ao ano em curso.
  7. O periódico preocupa-se em garantir diversidade institucional em seus números.

Aspectos formais

  1. Os textos deverão ser apresentados em língua portuguesa ou espanhola, estar em conformidade com o Novo Acordo Ortográfico, se submetido em português, redigidos conforme a norma de apresentação de artigos da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – NBR6022 de maio de 2003 ou norma ISO equivalente para língua espanhola.
  2. Deverão estar formatados em .doc ou .docx.
  3. Os textos deverão ser digitados com a seguinte configuração:
  • Margens superior, direita e esquerda: 3 cm; Margem inferior: 2 cm;
  • Formato de papel: A4;
  • Fonte: Times New Roman, corpo 12;
  • Espaço 1,5 cm;
  • Alinhamento justificado;
  • Parágrafo: 1,25 cm
4.   A primeira lauda deve conter:
  • O título do texto em português ou espanhol e sua versão para a língua inglesa, ambos centralizados em negrito, corpo 16.
  • Espaço simples interlinear, corpo 10, entre o título e o resumo ou resumen;
  • Resumo ou Resumen do texto de no máximo 150 palavras;
  • Cinco palavras-chave ou palabras clave, separadas por ponto;
  • Abstract do texto de no máximo 150 palavras;
  • Cinco keywords, separadas por ponto;
  • Resumo, abstract e resumen devem estar em corpo 10, espaçamento entre linhas simples, nenhum recuo, alinhamento justificado.
5.   A primeira lauda da resenha deve conter:
  • O título da resenha centralizado em negrito, corpo 16;
  • A referência completa da obra resenhada.

6.    Elementos textuais:
  • Os subtítulos devem estar em negrito corpo 14, sem recuo;
  • Figuras, desenhos, gráficos, mapas e tabelas devem ser confeccionados eletronicamente e encaminhados em arquivo separado, com indicações claras, ao longo do texto, dos locais em que devem ser incluídos. Devem ser numerados, titulados corretamente, apresentar indicação das fontes que lhes correspondem e limitados ao mínimo indispensável.
  • As notas deverão ser de natureza substantiva, numeradas em algarismos arábicos em ordem crescente e necessariamente digitadas em final de página, preferencialmente sem ultrapassar 3 linhas e restritas a comentários adicionais ao texto. As notas de rodapé deverão estar em corpo 10, alinhamento justificado.
  • Citações diretas curtas (de até três linhas), entre aspas duplas, sem itálico e no próprio texto deverão seguir a forma Autor (ano, página). Exemplo: Fernandes (2005, p. 96).
  • Citações de mais de três linhas deverão ser destacadas com recuo de texto de 4 cm, estar em corpo 10, espaçamento entre linhas simples, espaçamento antes da citação 6 pt, espaçamento depois da citação 6 pt. Deverão seguir a forma (AUTOR, ano, página). Exemplo: (FERNANDES, 2005, p. 96).
  • Diferentes títulos do mesmo autor publicados no mesmo ano deverão ser diferenciados, adicionando-se uma letra depois da data: (MÉSZÁROS, 2002a), (MÉSZÁROS, 2002b). Este procedimento deve ser repetido na lista de refrências bibliográficas.
  • Siglas e abreviações deverão estar seguidas de suas significações na primeira vez que aparecerem no texto.
  • Os originais deverão estar paginados no cabeçalho, à direita.

7.           Elementos pós-textuais:

Referências – Ao organizarem listas de referências, os autores devem atentar sempre para que o emprego da pontuação esteja uniforme e correto. As referências bibliográficas devem ser apresentadas ao final do texto, em ordem alfabética, obedecendo às normas da ABNT (NBR 6023: 2002).

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição deve ser original e inédita, e não estar em processo de avaliação para publicação por outra revista; caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

    DECLARAÇÃO: DECLARO, PARA FINS DE PUBLICAÇÃO NA REVISTA DIGITAL EM DEBATE (ISSNe 1980-3532), QUE O TEXTO ORA SUBMETIDO A ESTE PERIÓDICO É DE MINHA AUTORIA E NUNCA FOI PUBLICADO EM QUALQUER MEIO, IMPRESSO OU DIGITAL.

  2. Tipos de trabalhos publicados Aceita trabalhos inéditos, sob a forma de artigos, ensaios, resenhas, dossiês, traduções, entrevistas e relatórios de pesquisas nas áreas de Sociologia e Ciências Humanas. EM DEBATE publica trabalhos em português e espanhol.
  3. Dimensões dos textos Colaborações devem ser digitadas em Word ou programa compatível. Título deve estar em corpo 16 negritado e sub-títulos em corpo 14 negritados, sem recuo. Artigos, ensaios, entrevistas, traduções e relatórios de pesquisa devem conter até 55.000 mil caracteres (com espaço e notas de página) fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5, margens superior, esquerda e direita 3,0 cm, margem inferior 2,0 cm, configuração do papel A4. Artigos em português devem ser acompanhados de cinco palavras-chave e cinco keywords em inglês, resumo e abstract, de no máximo 150 palavras cada, que sintetizem os propósitos, os métodos e as principais conclusões. Artigos em espanhol devem ser acompanhados de cinco palabras llave e cinco keywords, resumen e abstract nas mesmas regras válidas para o resumo em português. Em ambos os casos é obrigatório apresentar o título traduzido para o inglês. Resumo, abstract e resumen devem estar em corpo 10, espaçamento entre linhas simples, nenhum recuo, alinhamento justificado. Resenhas devem conter até 15.000 caracteres (com espaço e notas de páginas), fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento 1,5, margens superior, esquerda e direita 3,0 cm, margem inferior 2,0 cm, configuração do papel A4.
  4. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.
  5. Citações de mais de três linhas deverão ser destacadas com recuo de texto de 4 cm, estar em corpo 10, espaçamento entre linhas simples, espaçamento antes da citação 6 pt, espaçamento depois da citação 6 pt.
  6. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  7. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

    A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a Avaliação por Pares Cega

 

Declaração de Direito Autoral

Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.

Direitos e responsabilidade autorais

A revista não está obrigada a devolver os originais das colaborações enviadas. Afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade de seus autores. Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os textos publicados são de livre reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados. Os nomes e endereços de correio eletrônico serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.

 

Licença Creative Commons
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.