A revista Veja durante a ditadura civil-militar brasileira: uma discussão a respeito do seu papel no campo do poder e da luta de classes
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-3532.2011n5p64Resumo
O texto procurou abarcar a imprensa, tendo como objeto de estudo a revista semanal Veja durante o período da ditadura civil-militar brasileira, percebendo o posicionamento da revista frente ao poder e à luta de classes. Isto poderá ser percebido através da análise do discurso de Veja sobre os grupos de guerrilhas brasileiros, bem como sobre o posicionamento da revista em relação às multinacionais e às empresas de construção civil. O artigo sintetiza o desenvolvimento de nossas pesquisas com a revista Veja, entendendo-a como aparelho privado de hegemonia na busca/construção de consenso e também como lugar de articulação de interesses, onde a revista defende seus projetos político-empresariais, mascarados de pretensa neutralidade. Como poderemos perceber, a revista defendeu tanto os empresários, quanto os militares, construindo seu discurso de maneira a elogiar os projetos governamentais e indicar os melhores caminhos para o desenvolvimento econômico, interesse também de Veja.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Direitos e responsabilidade autorais
A revista não está obrigada a devolver os originais das colaborações enviadas. Afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade de seus autores. Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os textos publicados são de livre reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados. Os nomes e endereços de correio eletrônico serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.