Ensino de Sociologia no Nível Médio: Estudo exploratório baseado em concepções de professores e estudantes da Grande Florianópolis

Ana Carolina Caridá

Resumo


O trabalho buscou analisar em que medida a disciplina de Sociologia cumpre suas potencialidades educativas nas Escolas Públicas de Florianópolis, Palhoça e Antonio Carlos, todas em Santa Catarina, no período que compreende os anos de 2006 a 2009. Foram coletados dados primários (entrevistas, questionários e observação direta) referentes às concepções de professores e estudantes sobre a disciplina. Intento levantar o que pensam os primeiros com relação às particularidades, os desafios e as funções com as quais a sociologia se depara no âmbito escolar, para enfim contrapor tais concepções com o entendimento dos estudantes em contato com esta ciência. A proposta de estudos consiste em desenvolver reflexões que permitam pensar as contribuições e obstáculos da disciplina nas salas de aula atualmente.


Palavras-chave


Ensino de Sociologia; Ensino Médio; Escola Pública; Professores; Estudantes

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DOI: https://doi.org/10.5007/1980-3532.2011n5p86

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Em Debat: Rev., ISSNe 1980-3532, Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.