De proletários e aymaras: a Comuna Altenha de 2003 frente à reestruturacao produtiva
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-3532.2011n6p106Resumo
Atraves de trabalho de campo na Bolivia e revisao bibliografica, o presente artigo comenta os acontecimentos conjunturais e historicos essenciais para a compreensao da Comuna Altenha em outubro de 2003 em El Alto, organizacao territorial autogestiva que ocupou a cidade e combateu as Forcas Armadas bolivianas durante duas semanas em defesa do gás natural e pela renúncia do entao presidente Gonzalo Sánchez de Lozada. O trabalho tambem apresenta o debate atual sobre o proletariado boliviano pós-ajuste estrutural, assim como considerações acerca da configuracao de classes refletida na luta entre trabalhadores subsumidos formal e realmente ao capital contra transnacionais dos hidrocarbonetos em 2003. Por fim, se discute os limites organizativos da experiencia de luta em questao.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Direitos e responsabilidade autorais
A revista não está obrigada a devolver os originais das colaborações enviadas. Afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade de seus autores. Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os textos publicados são de livre reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados. Os nomes e endereços de correio eletrônico serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.