O Movimiento Nacional de Victimas de Crimenes de Estado (MOVICE): uma luta independente e alternativa por um projeto democrático colombiano baseado nos principios de memória, verdade, justiça e reparacao
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-3532.2011n6p230Resumo
Durante o segundo “Encontro Nacional de Vitimas de Crimes de Lesa Humanidade em Bogotá – Colombia, em 2005, promovido quatro dias apos a aprovacao da lei de “Justiça e Paz”, com a qual o governo colombiano institucionalizou um marco juridico que permitisse a reinsercao dos Paramilitares e vida civil, nasceu o MOVICE: “Movimento Nacional de Vitimas de Crimes de Estado”. O texto aqui apresentado tem como objetivo analisar o MOVICE como uma rede de movimentos sociais na qual se constroem significados comuns entre diversas organizações formadas com objetivos, estruturas e atores diferentes. Procura-se tambem evidenciar que suas demandas e ações podem ser interpretadas desde uma perspectiva teórica pós-colonial, na medida em que sua luta pela memória das vitimas retroalimenta os debates e avanços das novas narrativas sobre movimentos sociais na Colômbia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Direitos e responsabilidade autorais
A revista não está obrigada a devolver os originais das colaborações enviadas. Afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade de seus autores. Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os textos publicados são de livre reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados. Os nomes e endereços de correio eletrônico serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.