O Movimiento Nacional de Victimas de Crimenes de Estado (MOVICE): uma luta independente e alternativa por um projeto democrático colombiano baseado nos principios de memória, verdade, justiça e reparacao

Autores

  • Laura Milena Guerrero PPGSP- UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2011n6p230

Resumo

Durante o segundo “Encontro Nacional de Vitimas de Crimes de Lesa Humanidade em Bogotá – Colombia, em 2005, promovido quatro dias apos a aprovacao da lei de “Justiça e Paz”, com a qual o governo colombiano institucionalizou um marco juridico que permitisse a reinsercao dos Paramilitares e vida civil, nasceu o MOVICE: “Movimento Nacional de Vitimas de Crimes de Estado”. O texto aqui apresentado tem como objetivo analisar o MOVICE como uma rede de movimentos sociais na qual se constroem significados comuns entre diversas organizações formadas com objetivos, estruturas e atores diferentes. Procura-se tambem evidenciar que suas demandas e ações podem ser interpretadas desde uma perspectiva teórica pós-colonial, na medida em que sua luta pela memória das vitimas retroalimenta os debates e avanços das novas narrativas sobre movimentos sociais na Colômbia.

Biografia do Autor

Laura Milena Guerrero, PPGSP- UFSC

Sociologa da Universidade Nacional de Colombia (2005) Mestranda do programa de Pos-graduacao em Sociologia Politica da Universidade Federal de Santa Catarina. Integrante do Instituto em Risco e Sustentabilidade IRIS (UFSC)

Downloads

Publicado

2011-09-14

Edição

Seção

Artigos