La organización de las mariscadoras como agentes de transformación social
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-3532.2012n7p82Resumo
En este artículo se analiza el proceso de transformación llevado a cabo por las mariscadoras a pie gallegas entre 1995 y 2002.
El marisqueo a pie es una actividad tradicionalmente desarrollada por mujeres. La tesis fundamental que se defiende es que la organización de las mariscadoras fue decisiva en este proceso. La organización de las mujeres ha sido fundamental para transformar una actividad informal en una profesión regulada, con reconocimiento y protección. Estas mujeres, al organizarse, introdujeron modificaciones respecto al medio ambiente, las instituciones y sus comunidades. Ellas gestionaron los recursos naturales, desarrollaron el cultivo y ocuparon posiciones de responsabilidad dentro de las cofradías de pescadores.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Direitos e responsabilidade autorais
A revista não está obrigada a devolver os originais das colaborações enviadas. Afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade de seus autores. Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os textos publicados são de livre reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados. Os nomes e endereços de correio eletrônico serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.