A educação jurídica para além da crítica: elementos para uma ação docente contra-ideológica

Autores

  • Luís Henrique Orio Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2013n10p19

Resumo

 O presente artigo se dedica a formular uma compreensão da atual conjuntura da educação jurídica na realidade brasileira e sua reconfiguração na formação de uma respectiva força de trabalho e conformação da hegemonia, relacionando tal análise ao modelo de educação superior no Brasil e os imperativos do capital e do mercado do ensino do Direito. Situada a conjuntura, apresenta-se uma caracterização da crítica do ensino do Direito, e os fatores que trazem consigo bloqueios a possíveis intervenções concretas nestes âmbitos que sejam vinculadas organicamente à classe trabalhadora e movimentos sociais no Brasil; fatores aqueles que vêm no esteio da ideologia do fim da história, do giro pós-moderno das ciências sociais e do descenso da luta de classes. Coloca-se fundamentalmente a necessidade de retomar a contundência da crítica acompanhada da superação da mera negação estéril da educação jurídica, afirmando-se a possibilidade de e alguns elementos para uma ação docente orgânica contra-ideológica. 

Biografia do Autor

Luís Henrique Orio, Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina.

Mestrando na área de Teoria, Filosofia e História do Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas. Integrante do Núcleo de Estudos e Práticas Emancipatórias (NEPE/UFSC). Tem especial interesse nas áreas de Teoria do Direito, Filosofia do Direito, Sociologia do Direito, Direito e Marxismo e Ciência Política. Bolsista do CNPq - Brasil.

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Publicado

2013-12-15

Edição

Seção

Dossiê