A educação jurídica para além da crítica: elementos para uma ação docente contra-ideológica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-3532.2013n10p19Resumo
O presente artigo se dedica a formular uma compreensão da atual conjuntura da educação jurídica na realidade brasileira e sua reconfiguração na formação de uma respectiva força de trabalho e conformação da hegemonia, relacionando tal análise ao modelo de educação superior no Brasil e os imperativos do capital e do mercado do ensino do Direito. Situada a conjuntura, apresenta-se uma caracterização da crítica do ensino do Direito, e os fatores que trazem consigo bloqueios a possíveis intervenções concretas nestes âmbitos que sejam vinculadas organicamente à classe trabalhadora e movimentos sociais no Brasil; fatores aqueles que vêm no esteio da ideologia do fim da história, do giro pós-moderno das ciências sociais e do descenso da luta de classes. Coloca-se fundamentalmente a necessidade de retomar a contundência da crítica acompanhada da superação da mera negação estéril da educação jurídica, afirmando-se a possibilidade de e alguns elementos para uma ação docente orgânica contra-ideológica.
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