O papel da propriedade no urbanismo periférico: uma análise a partir da Teoria Crítica do Direito
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-3532.2013n10p72Resumo
O trabalho em questão discute o papel da propriedade privada na construção do espaço urbano. Para tanto parte da concepção da cidade como expressão geográfica das relações sociais, políticas e econômicas que nela se realizam, a partir da construção teórica de urbanistas e da análise do instituto propriedade pela teoria crítica do direito. Com base nisso, é discutido o papel do direito na geração de valor da terra no espaço urbano e suas consequências dentro desse espaço, tais como a segregação sócioespacial e a configuração daquilo que Raquel Ronik chamou de urbanização de risco. A pesquisa leva em consideração as especificidades da urbanização na periferia do sistema mundo, dentro do contexto de integração das cidades no mercado global – adaptação das cidades para a atração de investimentos estrangeiros, planejamentos urbanos pautados na lógica empresarial, etc. – a partir do conceito de cidade mercadoria formulado por estudiosos da cidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Direitos e responsabilidade autorais
A revista não está obrigada a devolver os originais das colaborações enviadas. Afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade de seus autores. Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os textos publicados são de livre reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados. Os nomes e endereços de correio eletrônico serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.