Capitalismo, legalidade, direito e o cenário brasileiro na transição para o Pós-Fordismo

Autores

  • Leticia Galan Garducci Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2013n9p23

Resumo

O presente artigo busca melhor compreender a questão do direito e da legalidade no capitalismo, bem como a configuração destes elementos no contexto brasileiro de transição para o Pós-fordismo. Recorre-se à Teoria da Derivação e, especialmente, à abordagem de autores derivacionistas que empreendem uma leitura das Escolas da Regulação, o que permite um entendimento pleno não só a estrutura do modo de produção capitalista, mas de seus diferentes cenários. Com isto é possível se alcançar uma compreensão ampla do direito e da legalidade, bem como de suas transformações, tais como as que se efetivaram no panorama brasileiro que será abordado.

Biografia do Autor

Leticia Galan Garducci, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Político e Econômico da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Mestranda em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012-atual). Bacharel em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2007-2012). Graduação em andamento em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2011-atual). É bolsista com dedicação exclusiva pela CAPES - Programa "CNJ Acadêmico" e membro dos Grupos de Pesquisa CNPQ Cidadania e Direito pelo olhar da Filosofia e Capitalismo e Estado e Economia no Brasil. 

Downloads

Publicado

2013-06-30

Edição

Seção

Dossiê