Aproximação a um grupo quase esquecido: os marxistas iugoslavos do ?Praxis
DOI:
https://doi.org/10.5007/1980-3532.2016n15p4Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar as ideias do grupo de pesquisadores oriundos da ex-Iugoslávia conhecidos como Praxis. Este grupo, cujos principais trabalhos foram publicados entre o começo da década de 1960 e o final da década seguinte, tornou-se influente durante aqueles anos devido não apenas por sua posição estratégica em um país do bloco comunista no qual debates intelectuais com autores de países capitalistas eram possíveis, mas especialmente devido à tentativa de revisão da teoria marxista como uma crítica humanista ao socialismo realmente existente. Neste sentido, dois temas centrais tratados por autores associados a este grupo serão tratados aqui: a crítica à alienação e o desenvolvimento dos fundamentos teóricos da ideia de autogestão. Aliada a uma contextualização da Iugoslávia dos anos 1960 e a uma avaliação da herança teórica do Praxis, esta exposição de sua concepção do marxismo espera reavivar o interesse por estes autores.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Para maiores informações sobre esta abordagem, visite Public Knowledge Project, projeto que desenvolveu este sistema para melhorar a qualidade acadêmica e pública da pesquisa, distribuindo o OJS assim como outros software de apoio ao sistema de publicação de acesso público a fontes acadêmicas.
Direitos e responsabilidade autorais
A revista não está obrigada a devolver os originais das colaborações enviadas. Afirmações e conceitos emitidos nos trabalhos assinados são de responsabilidade de seus autores. Esta revista proporciona acesso público a todo seu conteúdo, seguindo o princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento. Tal acesso está associado a um crescimento da leitura e citação do trabalho de um autor. Os textos publicados são de livre reprodução para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados. Os nomes e endereços de correio eletrônico serão usados exclusivamente para os propósitos da revista, não estando disponíveis para outros fins.
This work is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Vedada a criação de obras derivadas 3.0 Unported License.