Para uma compreensão materialista histórica e dialética do conceito de classe: uma retomada das obras clássicas de Marx e Engels e das produções de E.P. Thompson

Autores

  • Luísa Bonetti Scirea Universidade Federal de Santa Catarina
  • Raphael Sansonetti Valverde Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2017n17p36

Resumo

Classe Social é um dos principais conceitos na tradição marxista e um dos conceitos chave das Ciências Sociais. A relevância deste para a análise das identidades e sociedades contemporâneas é atualmente debatida e problematizada, ganhando destaque no debate entre marxistas e pós-marxistas, assim como na suposta emergência de uma “nova classe média brasileira” a partir dos “Anos Lula” (2003-2011). Este artigo busca contribuir para a qualificação deste debate na medida em que retoma noção de classe social dentro da tradição marxista, explicitando diferentes tratamentos deste conceito nas obras de Marx e Engels e mobilizando o historiador inglês E. P. Thompson para exemplificar como um membro de uma abordagem “materialista histórica” da tradição marxista continuou a mobilizar e dar sentido ao conceito de classe social.

Biografia do Autor

Luísa Bonetti Scirea, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciada e bacharelada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Estudante de Mestrada no Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política pela mesma universidade. Tem interesse e experiêcia nas áreas de Antropologia Urbana, Antropologia do Trabalho, Sociologia do Trabalho, Análise do Discurso, Estudos de Gênero e Educação.

Raphael Sansonetti Valverde, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui licenciatura e bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente cursa o Programa de Pós-graduação em Sociologia Política pela mesma universidade. Possui experiência e interesse nas áreas de behavorismo, gestalt, psicologia e sociologia da educação, psicologia e sociologia do trabalho.

Downloads

Publicado

2018-10-11

Edição

Seção

Dossiê