A abordagem de classe de Edward P. Thompson e sua aplicabilidade para estudos empresariais.

Autores

  • Rodolfo Palazzo Dias UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1980-3532.2017n17p70

Resumo

O artigo desenvolve o conceito de classe de Edward P. Thompson,  problematizando a sua operacionalidade especificamente para estudos empresariais no Brasil. A metodologia do “contextualismo linguístico” orientou a construção da pesquisa através do conceito de sentido: o processo mental realizado pelo autor ao desenvolver determinados conceitos. Pensar classe como “acontecimento”, como dinâmica, permite: a) diferencia-lo do conceito de grupo (substância); b) destacar seu aspecto histórico, diacrônico; c) definir o papel da dialética no conteúdo do conceito; d) romper com definições a priori do que se define como econômico, político e ideológico, problematizando como esses elementos interagem efetivamente na realidade. A importância do conceito de classe para a Ciência Política brasileira é tão grande quanto a dificuldade de operacionaliza-lo; definir as suas potencialidades, trabalho realizado aqui, é tarefa importante para orientar os que desejam observar as classes na realidade.

Biografia do Autor

Rodolfo Palazzo Dias, UFSC

Doutorando em Sociologia Política (UFSC); Mestre em Ciência Política (UNICAMP); Bacharel em Relações Internacionais (UNICURITIBA) e Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UFPR).

Downloads

Publicado

2018-10-11

Edição

Seção

Dossiê