Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita e não pode estar sendo avaliada para publicação por outra revista. Caso contrário, justificar em "Comentários ao Editor".

  • Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 3MB).

  • Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores e está de acordo com as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares a cega, na página Submissões da Revista.
  • E-mails atuais de todos os autores, juntamente com suas afiliações, número ORCID e endereço postal completo foram incluídos nos metadados da submissão

Diretrizes para Autores

Avaliação “duplo-cego”

É política da Revista Em Tese a avaliação “duplo-cego”, na qual o nome dos autores não é revelado aos pareceristas, assim como o nome dos pareceristas não é revelado aos autores. Assim, visando garantir a lisura do processo de avaliação, remova toda e qualquer informação relacionada à sua autoria.  É necessário atentar se a sua assinatura não aparece registrada em seu editor de texto para que possamos manter o caráter anônimo da avaliação. Em documentos do Microsoft Office, a identificação do autor deve ser removida das propriedades do documento (no menu Arquivo > Propriedades), iniciando em Arquivo, no menu principal, e clicando na sequência: Arquivo > Salvar como... > Ferramentas (ou Opções no Mac) > Opções de segurança... > Remover informações pessoais do arquivo ao salvar > OK > Salvar.

 

Formatação e modelo de estrutura de submissão

Para o envio do seu texto para a plataforma da revista Em Tese, é fundamental que o arquivo do seu texto esteja formatado conforme as normas da revista, esteja anonimizado (isto é, sem qualquer informação que possa ferir a avaliação às cegas) e incluído no respectivo template disponibilizado abaixo – neste template serão encontradas as formatações necessárias para o envio do texto conforme as normas. Destacamos, ainda, a obrigatoriedade de anexar as notas de autor (disponível abaixo) como documento suplementar

Modelo de artigo, ensaio e tradução

Modelo de resenha

Modelo de entrevista

 

Notas de autor

Todos os autores deverão, sem exceção, preencher o formulário abaixo disponível sobre as notas de autoria. Este documento contém uma série de dados que serão disponibilizados ao final do artigo, exceto as informações de autoria, que estarão presentes na página inicial. Este documento deverá ser enviado como “documento suplementar”. É extremamente necessário que todas as informações sejam preenchidas tanto neste documento quanto nos metadados da revista.

Modelo de notas do autor

 

Normas de publicação

  1. Todos os arquivos (artigo, entrevista, tradução e resenha) deverão estar de acordo com as normas da revista, assim como as notas de autoria (modelos disponibilizados nas seções acima (formatação e submissão; notas de autoria), em formato .doc. A língua oficial da revista é o português, sendo aceitos também trabalhos nos idiomas espanhol e inglês.
  2. Todos os manuscritos devem ser originais, inéditos e não devem estar sendo avaliados em outra revista. Qualquer informação divergente deve ser justificada no campo “Política de conflito de interesses”.
  3. Excluir qualquer informação que possa revelar a autoria do trabalho e, com isso, ferir o princípio de avaliação às cegas.
  4. Todas as fontes de financiamento devem ser divulgadas no documento “notas de autoria”, assim como todas as informações constantes neste documento, que deverá ser incluído no sistema por meio do campo “documento suplementar”.
  5. A revista Em Tese aceita publicações de artigos inéditos que tenham no mínimo doze (12) páginas e no máximo trinta (30) páginas, não inclusas as referências bibliográficas. O resumo deverá ser de até dez (10) linhas, assim como o abstract. Este deverá conter de três (3) a cinco (5) palavras-chave, no idioma do texto e no abstract.
  6. A submissão de artigos publicados em anais de evento só será aceita se o houver alguma ampliação da discussão teórica e/ou dos dados.
  7. A revista Em Tese aceita publicações de resenhas de livros recentemente publicados, cuja data de publicação não deve ultrapassar três (3) anos, com um mínimo de cinco (5) e o máximo de dez (10) páginas.
  8. A revista Em Tese aceita a publicação de traduções de textos desde que acompanhada do original e da carta de autorização para tradução e republicação por parte do autor ou detentor dos direitos autorais.
  9. A revista Em Tese aceita publicações de entrevistas desde que tenham relevância para a discussão acadêmica relacionada às Ciências Sociais e áreas afins, com no mínimo oito (8) páginas e no máximo vinte (20) páginas, não inclusas as referências bibliográficas. Devem contar com um texto introdutório acerca do entrevistado, título no idioma original e inglês, e de três (3) a cinco (5) palavras-chave nos dois idiomas.
  10. Todas as entrevistas deverão ter uma carta de autorização por escrito do entrevistado, haja vista que a produção do documento é feita entre entrevistador e entrevistado e deve ser incluída no sistema por meio do campo “documento suplementar”.
  11. Cabe aos autores e autoras o cuidado com as imagens e os direitos autorais das mesmas, assim como – em caso de direitos autorais – fazer o upload no sistema da autorização de utilização da(s) imagem(ns) por meio do campo “documento suplementar”.
  12. Todas as siglas deverão aparecer por extenso na sua primeira aparição no corpo do texto, excetuando-se nos títulos e subtítulos de seções.
  13. Artigos, entrevistas e traduções submetidos à revista podem ter, no máximo, três autores. Resenhas submetidas à revista só podem ter um único autor.
  14. É necessário que o autor principal do texto, tanto para artigos quanto para resenhas, traduções ou entrevistas, tenha a titulação mínima de mestre. Desse modo, graduandos, graduados e mestrandos podem submeter artigos em co-autoria com um pesquisador que já tenha, no mínimo, o título de mestre.
  15. É de inteira responsabilidade do autor a revisão das normas da ABNT (NBR 6023/2018) conforme a sua última atualização ocorrida em 14 de novembro de 2018, assim como a revisão ortográfica e gramática dos textos de acordo com a norma culta da língua portuguesa. 
  16. As submissões deverão estar de acordo com as normas da revista, caso contrário as mesmas poderão ser devolvidas aos autores para correções antes mesmo de ser encaminhada para o parecer.
  17. Ao submeter o manuscrito, os autores declaram-se cientes de que podem ser acionados pela equipe da Revista Em Tese para esclarecimentos ou modificações no texto em qualquer fase do fluxo editorial (submissão – avaliação – revisões – editoração – leitura de prova – publicação). Em caso de aprovação, após o envio das modificações sugeridas pelos pareceristas, os autores deverão realizar a “leitura de prova” em 7 dias a fim de corrigir possíveis erros de digitação ou de informações técnicas. Feita a publicação da edição, não será mais possível fazer quaisquer modificações no texto.
  18. Ao submeter o artigo para a Revista Em Tese (UFSC), deve ser cumprida a seguinte ordem de estruturação:
  • Título;
  • Resumo na língua materna;
  • Resumo na segunda língua;
  • Conteúdo (introdução, desenvolvimento e conclusão, por exemplo);
  • Referências bibliográficas; e
  • Anexo, caso seja necessário.

 

Observação: é de inteira responsabilidade do autor a revisão das normas da ABNT (NBR 6023/2018) conforme a sua última atualização ocorrida em 14 de novembro de 2018, assim como a revisão ortográfica de acordo com a norma culta da língua portuguesa.

  1. Os autores devem ser destacados no corpo do texto, em caixa alta, seguindo a seguinte orientação: (SOBRENOME DA/O AUTORA/OR, data) para citação indireta ou (SOBRENOME DA/O AUTORA/OR, data, página) para citação direta. Ex.: (REIS, 1989) ou (REIS, 1989, p. 64). Diferentes títulos da mesma autor publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (DINIZ, 2003a), (DINIZ, 2003b). Quadros, mapas, tabelas etc. devem ser enviados no corpo do texto. Imagens e/ou figuras devem ser enviadas em formato “.jpeg”, resolução 300 dpi. A responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução ficará a cargo do autor.
  2. As referências bibliográficas utilizadas devem ser citadas ao final dos textos, listadas primeiro em ordem alfabética e em seguida por ordem numérica das publicações de um mesmo autor/a, obedecendo aos seguintes critérios:

Livro: SOBRENOME, Nome. Título em negrito, seguido de subtítulo (caso houver). Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.

Capítulo em coletânea: SOBRENOME, Nome. Título do capítulo, In: SOBRENOME, Nome (abreviado ou não – seguir um padrão) do (s) organizador(es) (orgs.). Título da coletânea em negrito. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do periódico em negrito, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo, ano.

Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome. Título da dissertação/tese em negrito. Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado) em [indicação da área do conhecimento]. Local: Instituição em que foi apresentada, ano.

Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome. Título. Nome da revista ou outra fonte em negrito. Disponível em: Indicação da URL. Acesso em: data de acesso, ano.

Legislação: LEGISLAÇÃO ou ENTIDADE, epígrafe ou ementa conforme a publicação em negrito, dados da publicação.

Ex: BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 1 jan. 2017.

Obs: de acordo com a atualização da ABNT (NBR 6023/2018), atualizada em 14.11.18, todos os arquivos retirados de meio eletrônico são obrigados a destacar o sistema “disponível em:/acesso em:”. (Ex: https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2018v15n1p1. Acesso em: 14 dez. 2018). Não é requerido mais o hiperlink entre os sinais “< >”.  Outro indicativo é a opção pela utilização de encurtadores de hiperlinks, desde que haja padronização na lista de referências, sendo facultativo seu uso, mas obrigatória a padronização.

  1. As submissões deverão estar de acordo com as normas da revista, caso contrário as mesmas poderão ser devolvidas aos autores para correções antes mesmo de ser encaminhada para o parecer.
  2. Cabe exclusivamente aos autores a revisão ortográfica e gramatical dos textos enviados à revista Em Tese desde a sua primeira submissão.

 

Diretrizes para o registro de conflito de interesses

O conflito de interesses é quando autor, editor ou parecerista tem interesse divergente ou conflitante em que pode ocorrer algum tipo de prejuízo de uma avaliação imparcial do texto a ser analisado. Tais conflitos podem ser originados por divergências de ordem pessoal, política, acadêmica, religiosa, financeira, entre outras.

Assim, cabem às partes envolvidas o registro de qualquer conflito de interesses, também como a sua justificativa, no respectivo campo do sistema da revista Em Tese.

  1. Autores: informar na submissão do texto se há algum conflito de interesses. Caso não haja, deve-se preencher o campo informando que não há conflito de interesses.
  2. Editores: repassar a edição do texto para outro editor, visando a lisura do processo, justificando a necessidade de troca.
  3. Pareceristas: há dois caminhos: assegurar que conseguirá realizar um parecer imparcial e objetivo, entretanto, justificando quais são os conflitos de interesses em relação ao trabalho e sua autoria; caso compreenda que haja conflito de interesses e não consiga assegurar a condição anterior, o mesmo deve recusar a realização do parecer explicando os motivos.

 

Dúvidas

Quaisquer dúvidas sobre o processo de submissão ou de avaliação de artigos podem ser elucidadas pelo e-mail: revistaemtese@gmail.com.

Tradução

Tradução de material estrangeiro alinhado às diretrizes editoriais da Revista Em Tese, preferencialmente exclusivos no Brasil.

Resenhas

Serão aceitas resenhas que versem sobre livros publicados nos últimos três anos, devendo ter, um mínimo de cinco e um máximo de 10 páginas, seguindo as diretrizes para autores.

Edição Especial

Edição Especial I Seminário Sociologia e Política da UFSC

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.