Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Em Tese?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas de publicação para os colaboradores

1. Tipos de contribuição

Os manuscritos devem ser anexados sem quaisquer informações que permitam identificar seus autores, tais como: nome e informações institucionais, agradecimentos, vinculação do artigo a projetos de pesquisa, ou a instituições universitárias. As referências no corpo do texto a trabalhos publicados previamente também devem ser suprimidas, para assegurar o anonimato durante o processo de avaliação. Esta é uma versão para avaliação por pares, e todas essas informações poderão ser adicionadas após o processo de avaliação, caso o artigo seja aprovado. As dúvidas a este respeito devem ser enviadas para revistaemtese@gmail.com.

O título do artigo deve conter até 100 caracteres com espaços. Cada nota de rodapé deve conter no máximo 400 caracteres com espaços. Essas são restrições necessárias ao projeto gráfico do periódico e, portanto, não serão toleradas exceções.

Artigos - Devem ser escritos em Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5. O tamanho mínimo para o artigo deve ser, no mínimo, de 12 páginas, com bibliografia. O tamanho máximo dos artigos deve ser de 25 páginas, já somada a bibliografia. Os artigos devem conter:

a) resumo em português e em inglês/abstract (até 10 linhas), que sintetize os propósitos, método e conclusões do trabalho.
b) de 3 a 5 palavras-chave/keywords que identifiquem o conteúdo do artigo.

Resenhas - Serão aceitas resenhas que versem sobre livros publicados nos últimos três anos, devendo ter, um mínimo de cinco e um máximo de 10 páginas, em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço 1,5.

 

2. Idiomas

Podem ser submetidos artigos e resenhas nos idiomas português, inglês e espanhol, que, se 243 aprovados, serão publicados na língua original. Submissões em inglês poderão receber pareceres na mesma língua ou em espanhol. Submissões em espanhol e português, poderão receber pareceres nas três línguas. Ao submeter o artigo, o(a) autor(a) concorda em receber pareceres nas três línguas.

3. Quantidade de autores

Artigos submetidos à revista podem ter, no máximo, três autores. Resenhas submetidas à revista só podem ter um único autor.

 

4. Titulação dos autores

É necessário que o autor da submissão, tanto para artigos quanto para resenhas, seja, no mínimo, mestrando. Graduandos podem submeter artigos em conjunto com um pesquisador que já tenha, no mínimo, o título de mestre.

 

5. Ordem do artigo

O artigo, ao ser submetido para a Revista Em Tese (UFSC), deve cumprir a seguinte ordem de estruturação:


• Título
• Resumo na língua materna
• Título em segunda língua
• Resumo na segunda língua
• Conteúdo (introdução, desenvolvimento e conclusão, por exemplo)
• Referências bibliográficas e
• Anexo, caso seja necessário.

 

6. Padrão das referências bibliográficas

Os/as autores/as devem ser destacados no corpo do texto, seguindo a seguinte orientação: (Sobrenome da/o autora/or, data) ou (Sobrenome da/o autora/or, data, página). Ex.: (REIS, 1989) ou (REIS, 1989, p. 64). Diferentes títulos da/o mesma/o autor/a publicados no mesmo ano serão identificados por uma letra após a data. Ex.: (DINIZ, 2003a), (DINIZ, 2003b).

Quadros, mapas, tabelas etc. devem ser enviados no corpo do texto. Imagens e/ou figuras devem ser enviadas em formato jpeg, resolução 300 dpi. A responsabilidade pelos direitos autorais de reprodução ficará a cargo do/a autor/a.

As referências bibliográficas utilizadas devem ser citadas ao final dos textos, listadas em ordem alfabética, obedecendo aos seguintes critérios:

Livro: SOBRENOME, Nome. Título e subtítulo em itálico. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.

Capítulo em coletânea: SOBRENOME, Nome. “Título do capítulo entre aspas”, em SOBRENOME, Nome (abreviado) do(s) organizador(es). Título da coletânea em itálico. Número da edição, caso não seja a primeira. Local da publicação: nome da editora, ano.

Artigo em periódico: SOBRENOME, Nome. “Título do artigo entre aspas”. Nome do periódico em itálico, volume e número do periódico, intervalo de páginas do artigo ano.

Dissertações e teses: SOBRENOME, Nome. Título da dissertação/tese em itálico. Dissertação (mestrado) ou Tese (doutorado) em [indicação da área do conhecimento]. Local: Instituição em que foi apresentada, ano.

Internet (documentos eletrônicos): SOBRENOME, Nome. Título em itálico [online], ano. Indicação da URL. Acessado em [data de acesso].

 

7. Avaliação para publicação:

• Os originais de artigos, ensaios e resenhas submetidos à revista são lidos inicialmente pelos editores que, se considerar estarem de acordo com a política editorial da revista e cumprirem os requisitos acadêmicos indispensáveis, serão encaminhados para avaliação de pelo menos dois especialistas na área, garantindo o anonimato de autores e pareceristas;
• Na avaliação, os pareceristas deverão levar em conta o conteúdo, a relevância e a qualidade das contribuições, considerando redação, originalidade do texto, qualidade do argumento e da bibliografia, pertinência e adequação da metodologia empregada. O resultado da avaliação pode ser a) aceitar, b) aceitar com revisões e c) recusar.


8. Como submeter o artigo:

A revista utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER). Para submeter um trabalho é necessário realizar um cadastro no sistema (ACESSE A PÁGINA DE CADASTRO ou, caso já possua login/senha ACESSO).

Preencher o cadastro da forma mais completa possível. Sobretudo, é necessário preencher o vínculo institucional (programa de pós graduação e instituição à qual o autor é vinculado).

Após realizar o cadastro, acessar o sistema – por meio de login e senha – e seguir os seguintes passos:

- Clicar no link “Autor”;

- Na seção “Iniciar Nova Submissão” clicar no link “Clique aqui”;

- Definir em qual seção deseja submeter o documento (Artigos, Resenhas ou Entrevistas);

- Ler e selecionar todas as opções das condições de submissão;

- Selecionar a opção “Declaração de Direito Autoral” concordando com a política da revista;

- Clicar no botão “Salvar e Continuar”;

- Preencher os metadados definidos pela revista (título, resumo, indexação, etc);

- Clicar no botão “Salvar e Continuar”;

- Na seção “Documento de Submissão” transferir o documento em formato Microsoft Word 97-2003, ou RTF (que não ultrapasse 2MB);

- Clicar no botão “Selecionar arquivo”;

- Clicar no botão “Transferir”;

- Clicar no botão “Salvar e Continuar”;

- Clicar no botão “Concluir Submissão”.

 

9. Dúvidas

Quaisquer dúvidas sobre o processo de submissão ou de avaliação de artigos podem ser elucidadas pelo e-mail: revistaemtese@gmail.com.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não pode estar sendo avaliada para publicação por outra revista.

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapasse os 3MB).

  3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar.

  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12 pontos; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para autores; na seção sobre a revista;

  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Asegurando a avaliação por pares cega.

 

Declaração de Direito Autoral

Os artigos e demais trabalhos publicados na revista Em Tese, periódico vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UFSC, passam a ser propriedade da revista. Uma nova publicação do mesmo texto, de  iniciativa de seu autor ou de terceiros, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, citando-se a edição e data dessa publicação.

Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.