Chamada aberta para submissão de artigos para dossiê temático "Religiões, imaginários sociais e (re)construção de nacionalidades"
📅 Recebimento até dia 23/04/23
🗨️ Religiões, imaginários sociais e (re)construção de nacionalidades
📝Resumo: A proposta do dossiê é reunir textos que versem, a partir dos aportes teórico-metodológicos da Sociologia Política, sobre as diversas questões que contemplem as relações entre questões nacionais e religiões, destacando elementos analíticos em torno da presença pública das religiões em contextos nacionais, internacionais e transnacionais.
📝Justificativa: A presença multifacetada das religiões no espaço social é um dos elementos mais complexos para a compreensão analítica na contemporaneidade. Desde a análise de suas origens, passando pela institucionalização, desregulação, subjetivação e presença pública, as diversas religiões, consideradas em seus devidos contextos nacionais e transnacionais, agem - seja a partir de si, para seu público e/ou entre si, em concorrência, complementação ou oposição - no intuito de capturar, para dentro de sua lógica, a representação legítima acerca do mundo social e do papel de agente ativo que nele deveria desempenhar. Em tal movimento de captura, ressignificação e tentativa de simbiose com as estruturas sociais (as esferas de valor, política, econômica, científica, artística, sexualidade etc), a ideia de “nação” apresenta-se como um dos elementos mais importantes, sobretudo ao considerarmos a produção e circulação de imaginários. No caso do Brasil, para ilustrar, a ideia de “nação católica”, presente nos diversos feriados e símbolos religiosos que campeiam no espaço público, ilustra este componente trazido pelas religiões no mundo moderno. Recentemente, observamos a migração de múltiplos atores do campo religioso para a esfera política com o objetivo de conduzir a construção/manutenção de projetos nacionais, identidades nacionais ou propostas identitárias, em que seus elementos de fé se constituam ou mantenham-se como o credo ou imagem legítimos da nação. Nesse processo, o passado histórico – nacional ou colonial - é seletivamente reapropriado (símbolos, personagens, imagens), ressignificado e tornado uma espécie de depositum fidei, ummah, sanga (respectivamente, imagens religiosas do cristianismo, islamismo e budismo) e incorporado às propostas utópicas e distópicas de futuros possíveis, mas, apresentados como se fossem “destinos manifestos” de vontades divinas. Nesse contexto de nacionalidades e religiões em interação, minorias étnicas, sexuais, religiosas e sociais tendem a ser violentamente comprimidas, pois representam o “outro” indesejável, aquele que perturbaria a ordem idealizada e supostamente natural. Reserva-se a esse “outro” ou a guerra de eliminação (política e/ou espiritual) ou a submissão destrutiva de direitos sociais.
📝Proposta: A presença das religiões na esfera pública, impensável para os mais ardorosos defensores de uma certa ideia de “modernização social”, tem sido uma constante a pautar ações de parcelas cada vez mais numerosas de agentes públicos, grupos e indivíduos. Ações visando a reprodução ou a reconstrução de imaginários sociais em torno de uma identidade religiosa legitimada como a portadora da nacionalidade, em diversos contextos, tem levado inúmeros desafios a setores dos Estados, engendrando uma cada vez mais complexa discussão em torno dos limites e das possibilidades de tal presença em contextos nacionais modernizados ou em vias de modernização. Cada vez mais a religião tem sido tomada como uma questão para além da espiritualidade, assumindo, ela mesma, um lugar nos debates em torno das questões políticas em diversos contextos. A proposta deste dossiê é, pois, a de reunir textos que analisem as atuais dinâmicas das relações entre religião e sociedade a partir do recorte em torno de questões políticas, com destaque para as (re)configurações das identidades nacionais. Serão recebidos artigos que versem sobre as seguintes linhas temáticas: religiões e construção da ideia de brasilidade; radicalismos, fundamentalismos religiosos e a ideia de nação; ativismo religioso e política na América Latina contemporânea; literatura, religião e identidade nacional; sionismos, islamismo e as religiões no mundo oriental; religiões em contextos multinacionais e transnacionais; religiões afro-brasileiras, trânsito religioso e nacionalidades; religiões, gêneros e ideia de nação.
👥 Organizadores:
Emanuel Freitas da Silva
Doutor em Sociologia (UFC)
Professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (UECE)
Emerson José Sena da Silveira
Doutor em Ciências da Religião (UFJF)
Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião (UFJF)