Experiência e utopia em Theodor W. Adorno, André Gorz e François Dubet
Resumo
O artigo tem como objetivo destacar a importância do conceito de experiência para a compreensão da
sociedade contemporânea. Conceito bastante complexo quanto a sua possibilidade de apreensão pela sociologia, experiência se refere tanto a problemas relativos ao conhecimento e suas possibilidades, mas também para as possibilidades de transformação da sociedade. Entende-se que há três teóricos da sociedade contemporânea, que partindo de bases epistemológicas diferentes, problematizam a emancipação humana a partir de uma singular atenção ao conceito de experiência. Theodor W. Adorno, André Gorz e François Dubet representam três formas de pensamento sobre a sociedade bastante diferentes, mas que possuem em comum o interesse normativo, e seu confronto nos mostra a importância do conceito de experiência para a compreensão da sociedade contemporânea e para pensar-se a utopia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Sílvio César Camargo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.