Liberalismo versus republicanismo: notas sobre o conceito de liberdade

Autores

  • Felipe Nunes University of California, Los Angeles.
  • Thiago Rodrigues Silame Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5007/%25x

Palavras-chave:

Liberalismo, Republicanismo, Liberdade negativa, Liberdade Positiva

Resumo

Este artigo tem como objetivo contrastar as perspectivas liberal e republicana sobre o conceito de liberdade. Através da comparação feita entre os dois modelos tecemos considerações sobre a realidade brasileira tendo como foco o atual estado de crises advindas dos casos de corrupção no país.

Biografia do Autor

Felipe Nunes, University of California, Los Angeles.

Possui graduação em Ciências Sociais (2006) e mestrado em Ciência Política (2009) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é bolsista CAPES/Fulbright, aluno do doutorado da University of California, Los Angeles (UCLA) e pesquisador do Centro de Estudos Legislativos da UFMG. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em política comparada e estudos legislativos subnacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamento parlamentar, relação Executivo-Legislativo e accountability vertical.

Thiago Rodrigues Silame, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais, pesquisador do Centro de Estudos Legislativos vínculado ao Departamento de Ciência Política da mesma instituição. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Instituições políticas, atuando principalmente nos seguintes temas: relação executivo e legislativo, presidencialismo de coalizão, estudos legislativos, modernização e desenvolvimento político.

Downloads

Publicado

2007-08-01

Edição

Seção

Artigos