Simmel e Bauman: modernidade e individualização
Resumo
Georg Simmel, como um dos fundadores da sociologia, e Zygmunt Bauman, como um dos mais produtivos sociólogos da atualidade, ambos desenvolveram uma teoria da modernidade, e também uma teoria da individualização. Podemos notar também, além da centralidade desses temas, uma similaridade na maneira como os abordam. Ambos buscaram compreender a importância da razão na modernidade, e identificaram - cada um da sua maneira e em sua época - o aspecto móvel, dinâmico e instável da modernidade. Neste artigo iremos debater as idéias de Simmel e Bauman concernentes à modernidade e à individualização, buscando estabelecer diferenças e semelhanças no modo como abordam esses temas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2007 Alan Mocellim

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.