Uma apreciação feminista da teoria arendtiana
Resumo
O pensamento político de Hannah Arendt tem sido objeto de apreciação nos diversoscampos do conhecimento e não poderia deixar de ser analisado, também, sob uma perspectiva feminista. Este trabalho procura desenvolver tal análise, tendo como foco duas problemáticas teóricas: de um lado, busca-se elucidar os limites da configuração dos espaços público e privado na teoria arendtiana e apontar suas implicações para a teoria e a prática feminista; de outro lado, pretende-se encontrar, no pensamento da referida autora, elementos que podem funcionar como propulsores da luta feminista contra a opressão e a subordinação. Se a primeira análise nos apresenta resultados bastante negativos para a discussão sobre o papel social da mulher, a segunda nos brinda com uma categoria portadora de grande potencial emancipatório.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Mariana Prandini Fraga Assis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.