O velho mundo novo do trabalho: concepção e abordagem em Ulrick Beck e Zygmunt Bauman
Resumo
Este artigo tem por finalidade apresentar considerações delineadas por Beck e Bauman sobre o mundo do trabalho, problematizando as concepções e possibilidades apontadas por ambos. A hipótese de partida centra-se no argumento de que as constantes mudanças percebidas no mundo do trabalho, neste momento, ocorrem em decorrência de processos societais pretéritos e não propriamente em decorrência da vontade dos indivíduos. Entretanto, para se pensar a relação entre o mundo do trabalho e o indivíduo, na pós-modernidade, é imprescindível a leitura histórica dos aspectos sociais, psicológicos e fisiológicos do trabalho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Luiz Carlos Chaves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.