Precisamos de capital social? Sim, mas socializando o capital
Resumo
A partir de O Capital Social está na moda: análise para sua reconstrução teórica (Salej, 2003), oferecemos uma sinopse sobre a arquitetura teórica de um dos conceitos mais utilizados nas ciências sociais no último decênio. No nível das discussões sobre as mudanças nas democracias do primeiro mundo (Putnam, 2001), questionamos a tese central de que a mesma no associativismo cívico é o produto da modernização tecnológica e sua concomitante cultura individualista. Pelo contrário e na mesma linha de Rothstein (2001), levantamos a hipótese de que o declínio no capital social, denunciado por Putnam (1995), é correlativo ao desmantelamento das políticas de assistência social, com a conseqüente queda nos indicadores de eqüidade. A modo prospectivo se apresentam as questões norteadores e as hipóteses de um programa de pesquisa, alternativo e plausível, sobre capital social.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Silvio Salej Higgins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.