Os partidos trabalhistas no sistema multipartidário: um estudo comparado das trajetórias do PTB (1945-1964) e do PT (1980-2002)

Autores

  • Geralda Luiza de Miranda Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2008v4n2p37

Resumo

O artigo discute a trajetória dos partidos trabalhistas, comparando o movimento, no espectro ideológico, do PTB (1945-64) e do PT (1980-2002). Argumenta-se que o posicionamento ideológico dos partidos é dado pelas suas metas e pelas estratégias elaboradas para sua implementação. A natureza das metas depende do equilíbrio de poder dentro da organização. A definição das estratégias, se moderadas ou radicalizadas, depende da dinâmica dos jogos que se desenvolvem nas arenas eleitoral e decisória. A proposição que orienta a análise é a de que quanto maior for a inserção dos partidos trabalhistas, na arena decisória, maior a possibilidade de que eles tracem metas situadas mais ao centro do espectro ideológico. Nesse sentido, o argumento é semelhante ao apresentado por Przeworski para explicar a moderação dos partidos socialistas. No entanto, esse movimento pode ser retardado, se houver alteração no equilíbrio de poder na organização a favor dos militantes, ou mesmo impedido, se houver radicalização do sistema político. Esses dois fatores explicam porque o PTB, apesar de fortemente inserido no Estado, deslocou-se da posição de centro-esquerda para a de esquerda radicalizada.

Biografia do Autor

Geralda Luiza de Miranda, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui graduação em Ciências Sociais pela UFMG (1998), mestrado (2004) e doutorado (2008) em Ciência Política, na área de Instituições Políticas e Democracia, também pela UFMG. Foi Analista de Políticas Públicas da Prefeitura de Belo Horizonte, no período de 2002 a 2009. Possui experiência profissional na área de avaliação de políticas públicas, especialmente na área de Assistência Social, atuando, inclusive, em diversos projetos de extensão desenvolvidos pelo Núcleo de Apoio à Política de Assistência Social - NUPASS/ UFMG. Na área de Instituições Políticas e Democracia, tem atuado também em diversos projetos de pesquisa, desenvolvidos pelo Centro de Estudos Legislativos do Departamento de Ciência Política - CEL/DCP/UFMG, relacionados a eleições, partidos e comportamento legislativo nos níveis federal e estadual. Atualmente, é bolsista recém-doutor (PRODOC-CAPES) no DCP/ FAFICH/ UFMG.

Downloads

Publicado

2008-01-30

Edição

Seção

Artigo