Políticas de turismo, desenvolvimento e o papel do estado: cenários e inquietações
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2008v5n1p74Resumo
Desenvolvimento, descentralização, colaboração e inclusão são temas fortemente presentes nas políticas públicas de turismo a partir de 1994, como o Programa Nacional de Municipalização do Turismo - PNMT e Programa de Regionalização do Turismo - PRT. Assim, o texto tem como objetivos (a) situar tais temas no conjunto das discussões sobre desenvolvimento e o papel do Estado, e (b) levantar questionamentos sobre as condutas dos governos estaduais (PA e PB) na implementação destes dois programas. De modo que este ensaio, na tentativa de relacionar a retórica inculcada nestes programas estatais e as ações governamentais, não tem a pretensão de avaliar tais políticas. Mas sim esboçar um convite, a partir dos cenários e inquietações apresentados no final do texto, em tentar observar de forma mais criteriosa a efetivação e/ou significação das ações propostas por estas políticas em termos de seus reais impactos sobre a realidade e sobre os sujeitos envolvidos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.