Institucionalização do Sistema Interamericano de Combate às Drogas: iniciativas e progressos

Autores

  • Matheus Bernardes Rachadel Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Jaime Alonso Caravaca-Morera Universidad de Costa Rica/Universidade Federal de Santa Catarina
  • Clarissa Franzoi Dri Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2013v10n2p25

Resumo

O presente artigo analisa o tratamento do fenômeno das drogas na América Latina, discutindo os avanços na criação de um sistema continental de combate às drogas, representado pela Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas (CICAD). A primeira parte do trabalho traça uma retrospectiva da criação da CICAD como iniciativa no surgimento de um arcabouço institucional e legal de tratamento do tema das drogas nas Américas. A segunda parte aborda o processo de consolidação da CICAD como instituição central nesse regime, focada em ultrapassar os métodos tradicionais de enfrentamento do fenômeno. Conclui-se que, ao longo da segunda metade do século XX, os países latino-americanos reagiram diante do fenômeno das drogas e que a criação de um regime interamericano para o tema foi fundamental para o fomento da cooperação regional nessa problemática.

Biografia do Autor

Matheus Bernardes Rachadel, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Possui graduação em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014). Atualmente é bolsista no Oirã Grupo de Pesquisa e Extensão em Cooperação Regional da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais; Cooperação Regional; Saúde Internacional.

Jaime Alonso Caravaca-Morera, Universidad de Costa Rica/Universidade Federal de Santa Catarina

Enfermeiro da Universidade da Costa Rica (UCR). Doutorando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem PEN/UFSC. Mestre pelo PEN/UFSC. Especialista em Saúde Internacional pelo Centre of Addictions and Mental Health-Canadá (CICAD/CAMH). Membro do Grupo de Estudos de História do Conhecimento da Enfermagem e Saúde. Florianópolis, SC, Brasil.

Clarissa Franzoi Dri, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciência Política do Instituto de Estudos Políticos da Universidade de Bordeaux. Professora Adjunta de Relações Internacionais da UFSC. Coordenadora do Oirã – Grupo de Pesquisa e Extensão em Cooperação Regional.

Downloads

Publicado

2014-11-28

Edição

Seção

Artigo