PSDB – teoria e análise dos tucanos

Autores

  • Déberson Ferreira Jesus Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política(PPGSP-UFSC).

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2013v10n2p77

Resumo

O objetivo do artigo é um a revisão bibliográfica exploratória da trajetória e produção acadêmica sobre o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) a partir dos principais estudos monográficos. Analisam-se os trabalhos de Henrique Furtado, Celso Roma, Pomeia Genaio, André Pereira Guiot, Raiane Assumpção e Rodrigo Mayer. Destacam-se as caracterizações e constructos teóricos que tangenciam os argumentos: social-democracia, neoliberalismo, pragmatismo, partido como resposta política para modernização, as redes e bases políticas e sociais, a organicidade, a trajetória e institucionalização.

Biografia do Autor

Déberson Ferreira Jesus, Universidade Federal de Santa Catarina - Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política(PPGSP-UFSC).

Licenciado em Sociologia, Bacharel em Ciência Política e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política(PPGSP-UFSC). Pesquisador do Instituto de Pesquisa em Riscos e sustentabilidade (IRIS-UFSC).

Downloads

Publicado

2014-11-28

Edição

Seção

Artigo