Comportamento eleitoral e tipologia da ação social weberiana: considerações sobre a tese do apartidarismo norte-americano

Autores

  • Éder Rodrigo Gimenes Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2014v11n1p109

Resumo

Entre as pesquisas que têm se dedicado à discussão sobre o partidarismo, muitas apontam o crescente distanciamento dos eleitores em relação aos partidos políticos. Nesse sentido, Dalton (2013) levanta a tese de que os Estados Unidos e as demais democracias avançadas estariam presenciando a expansão de um novo tipo de eleitor, apartidário. Diante dessas considerações, o presente artigo tem por objetivo evidenciar a influência do conceito de ação social de Weber sobre o modelo de tipificação dos perfis do eleitorado norte-americano. Em nosso entendimento, a proposta analítica de Dalton adota por princípio os modos de orientação das ações sociais de Weber.

Biografia do Autor

Éder Rodrigo Gimenes, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutorando em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador dos grupos de pesquisa "Cultura Política, Comportamento e Democracia" (UEM/CNPq) e "Núcleo de Pesquisa em Movimentos Sociais" (NPMS - UFSC/CNPq) e do "Núcleo de Pesquisas em Participação Política" (NUPPOL - UEM).

Downloads

Publicado

2014-07-31

Edição

Seção

Artigo