Comportamento eleitoral e tipologia da ação social weberiana: considerações sobre a tese do apartidarismo norte-americano
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2014v11n1p109Resumo
Entre as pesquisas que têm se dedicado à discussão sobre o partidarismo, muitas apontam o crescente distanciamento dos eleitores em relação aos partidos políticos. Nesse sentido, Dalton (2013) levanta a tese de que os Estados Unidos e as demais democracias avançadas estariam presenciando a expansão de um novo tipo de eleitor, apartidário. Diante dessas considerações, o presente artigo tem por objetivo evidenciar a influência do conceito de ação social de Weber sobre o modelo de tipificação dos perfis do eleitorado norte-americano. Em nosso entendimento, a proposta analítica de Dalton adota por princípio os modos de orientação das ações sociais de Weber.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.