A dimensão estratégico-política como possibilidade de ampliação das análises das experiências do Orçamento Participativo
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2014v11n2p1Resumo
O artigo ocupa-se de uma revisão teórica sobre a tríade analítica do Orçamento Participativo que combina as dimensões do compromisso governamental, da tradição associativa e do desenho institucional. Sobre uma abordagem relacional, estas dimensões abrem espaço para a configuração de uma nova perspectiva analítica: a estratégico-política. Dividido em três momentos, o artigo problematiza e justifica em primeiro lugar a dimensão estratégico-política. No segundo momento discute independentemente cada uma das dimensões da tríade analítica indicando uma lacuna para a inserção da estratégia política. Por fim, aponta indicadores e critérios de verificação empíricos em vista de pesquisas futuras acerca do assunto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.