Madison e Dahl: da república a poliarquia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2014v11n2p42Resumo
Qual é a relação entre as teorias política clássica e contemporânea? O principal objetivo desse trabalho é responder a referida questão. Em termos metodológicos, examinam-se alguns conceitos analisados por James Madison e Robert Dahl em perspectiva comparada. Em particular, o foco repousa sobre as noções madisonianas de facção, separação de poderes e república e sobre o conceito de poliarquia proposto por Dahl. Dessa maneira, descrevemos a continua influência de certos aspectos próprios da teoria política clássica no modo como a teoria contemporânea lida com o tema. Concluímos que a contribuição dos autores clássicos permite que a teoria política contemporânea seja capaz de tentar oferecer explicações mais robustas aos “novos” problemas enfrentados pela disciplina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.