Marxismo e pós-marxismo: um diálogo em torno das classes sociais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2014v11n2p78Resumo
O objetivo do artigo éestabelecer um diálogo entre marxismo e pós-marxismo, cujo fio condutor é o conceito de classe social. Discute-se o movimento de construção do pós-marxismo em Laclau e Mouffe, privilegiando sua referência em Gramsci. A maneira de abordar o tema move-se entre os sistemas de pensamentoe o conceito de classe social aparece como uma “ideia-unidade”. Demonstra-se como o problema das classes sociais esclarecea relação que há entre marxismo e pós-marxismo. Em Laclau e Mouffe, a classe passa a ser pensada dentro de uma vasta amplitude de articulações possíveis para a constituição dos agentes sociais em sujeitos históricos. Por fim, almeja-se uma discussão sobre o projeto político do pós-marxismo, de democracia radical e plural, e a importância da tradição marxista e a herança de seu “espírito crítico”.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.