Sociogênese do racismo: raça, ações afirmativas e democracia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2015v12n1p155Resumo
Este trabalho reflete sobre a discriminação racial. Sua originalidade funda-se na tentativa de buscar aprofundar as reflexões sobre a temática racial através de uma abordagem que se estabeleça sobre a assemelhação substantiva das diferentes formas de discriminação negativa que recaem sobre diferentes grupos sociais – machismo/misoginia, homolesbobitransfobia, capacitismo -, como forma de melhor compreender o espaço social que é destinado a tais grupos em posição subalterna. O texto percorrerá assim as criações culturais engendradoras de marginalidade, a forma como a Ciência foi e é usada na reprodução e legitimação da desigualdade/discriminação, e o papel do Estado na manutenção de discriminações, e sua necessária transformação para promover a igualdade social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.