O gênero da terceirização
DOI:
https://doi.org/10.5007/1806-5023.2015v12n1p207Resumo
Este trabalho de pesquisa compreende uma análise da face feminina do fenômeno da terceirização do trabalho. Com isso, o objetivo é compreender o processo de terceirização no Brasil – seu conceito, processo histórico, inserção da dinâmica da acumulação capitalista e estágio atual – a fim de problematizar sua incidência em um setor específico da sociedade que são as mulheres. Nesse sentido, apresentaremos dados que atestam a maior precarização do trabalho feminino na sua modalidade de "terceirização" e apresentaremos três hipóteses que confirmam que as mulheres são as mais atingidas por essa nova modalidade de trabalho, a saber: a maior concentração no setor de serviços, a extensão da jornada de trabalho e a queda nos rendimentos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores cedem à Em Tese os direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 Internacional (CC BY). Estra licença permite que terceiros remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional, em site pessoal, publicar uma tradução, ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial neste periódico.
Em Tese by http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/index is licensed under a Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.