Crítica de arte e a curadoria de exposições: disputas por uma autoridade legitimadora

Autores

  • Guilherme Marcondes dos Santos Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2015v12n1p34

Resumo

O advento da Arte Contemporânea trouxe a tentativa de destruir os cânones vigentes na Arte Moderna, com isso novos atores sociais e modos de percepção e recepção artísticos nasceram. Há o surgimento de uma nova morfologia para o mundo da arte. Neste contexto, há quem defenda que os críticos de arte perderam um espaço na esfera de legitimação da arte. Até então os críticos eram percebidos como os principais agentes legitimadores da arte, porém com a ascensão da morfologia que dá suporte a Arte Contemporânea, os curadores de exposições são hoje encarados como detentores deste poder legitimador. O objetivo aqui é compreender o que são a crítica e a curadoria debatidos hoje, assim como explicitar o que está em jogo quando se apregoa a morte de uma carreira em prol do exercício de outra. 

Biografia do Autor

Guilherme Marcondes dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ

Guilherme Marcondes é doutorando em Sociologia e Antropologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ, programa pelo qual também é mestre. Sua temática de pesquisa está ligada à área da sociologia da arte.

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Publicado

2015-07-16

Edição

Seção

Artigo