Partidos e competição eleitoral nas eleições de 2014 em Moçambique

Autores

  • Fidel Terenciano Universidade Federal de São Carlos
  • Maria Do Socorro Souza Braga Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Ciência Política
  • Carlos Augusto da Silva Souza Universidade Federal do Pará - UFPA. IFCH - Programa de Pós Graduação em Ciência Política - PPGCP.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1806-5023.2016v13n2p37

Resumo

O presente artigo apresenta como objectivo de investigação, analisar as dinâmicas eleitorais nas eleições de 2014. As eleições multipartidárias em Moçambique constituem norma, e vem sendo realizadas desde 1994. Como tal, partimos do pressuposto de que a geografia eleitoral de Moçambique evidencia que existem zonas de dominância do partido FRELIMO, e os partidos da oposição RENAMO e MDM. Em termos metodológicos, a pesquisa é descritiva, baseada nos dados eleitorais de 2014, relacionando com duas variáveis: a alta taxa de escolas e o nível de consciência cívica nos distritos eleitorais. Os resultados da pesquisa mostram que é Moçambique necessita de uma Reforma Política-Eleitoral que trará a representação proporcional de lista aberta eliminando as listas fechadas, como forma de incluir as populações que sente que são excluídos dos processos políticos e na governança.

 

Biografia do Autor

Fidel Terenciano, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando em Ciência Política na Universidade Federal de São Carlos – São Paulo. Mestre em Ciência Política na UFPA e Graduado em Ciência Política na Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique. Têm algumas publicações principalmente nas áreas de Sistema Eleitoral, Estudos eleitorais, Comportamento Político e Partidos Políticos em perspectiva comparada.

Maria Do Socorro Souza Braga, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Ciência Política

Pós-Doutora em Ciência Política pela Universidade de São Paulo. Professora na Universidade Federal São Carlos, no Programa de Pós Graduação em Ciência Política. Integra, desde julho de 2012, a diretoria da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP) e é pesquisadora da FAPESP e CNPq. Tem artigos publicados na área de Ciência Política, notadamente nos estudos sobre partidos políticos, comporta Político, sistema de governo, eleições e representação política.

Carlos Augusto da Silva Souza, Universidade Federal do Pará - UFPA. IFCH - Programa de Pós Graduação em Ciência Política - PPGCP.

Doutor em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ, Professor na Universidade Federal do Pará, no Programa de Pós Graduação em Ciência Política, onde exerce atualmente a função de Coordenador do curso. Desenvolve estudos na área de Ciência Política e têm publicado nas seguintes áreas temáticas: Estudos Eleitorais, Competição Política e Partidária, Geografia Eleitoral, Produção Legislativa.

Downloads

Publicado

2016-12-09

Edição

Seção

Artigo para Dossiê